Translate

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Fazer o que ama ou amar o que se faz?



Hoje o dia passou muito depressa, mas de maneira incomum foi muito produtivo! Calma, ficou parecendo que os demais dias não são produtivos... deixa eu explicar melhor... Consegui realizar alguns objetivos traçados para a semana, colocar algumas ideias em ordem, estabelecer planos de estudo. 
E o cumprimento dessas tarefas me fez pensar em trabalho! Siiiiim... estou estudando um pouco de empreendedorismo, assistindo algumas palestras e tirando conclusões. Na verdadeeee... conclusão, conclusão mesmo, ainda não tem nenhuma ! Rs... 
Eu não sei direito como vim parar onde estou profissionalmente hoje. Nem o que me levou a isso. Mas sou extremamente grata! Aprendi a agradecer e firmei um compromisso muito íntimo com a gratidão, então de maneira nenhuma pensem que estou reclamando, menosprezando ou sendo ingrata com meu ganha pão, nada disso! 
Mas assim... Quem me conhece sabe algumas das minhas características. E para alguém assim como eu esse final está meio estranho! E será que está no fim?
Então... Hoje a frase célebre de Confúcio martelou a minha cabeça: 


Mas será que é assim mesmo? Será que é só escolher uma das suas paixões e cair de cabeça? 
Me lembrei de uma entrevista do palestrante Roberto Shinyashiki onde ele dizia que: "uma professora de datilografia ama o que faz, mas vai morrer de fome." E ele continua: "Eu digo que é preciso amar o seu cliente. Aí você começa a ver que o cliente não precisa mais de datilografia, ele precisa de informática."
E eu continuei pensando... 


E se eu insistir?
Se por um lado os empreendedores mais tradicionais avaliam riscos, fazem planos de negócios, calculam custos. Os defensores do empreendedorismo criativo falam de paixões, no que te move, universo, capacidades... Quem tá certo? Qual a fórmula? 


A verdade é que não tem fórmula, né? Está todo mundo certo, talvez, ou errado, não sei (profundo isso!!!) kkkk... Mas pensa comigo. Ninguém fica famoso com uma história só de fracassos! Todas essas pessoas que nós paramos para ouvir de alguma maneira obteve seu sucesso, atingiu seus objetivos. E sendo assim, eles contarão a sua receita! O que deu certo pra eles! Mas e a quantidade de pessoas que tentou parecido e não conseguiu nada? Talvez essa seja a chave da questão. O segredo, talvez não seja o plano de negócios de um ou o pedido para o universo do outro. O segredo talvez seja a postura que ambos tomam diante da vida e dos desafios. Determinação! Talvez seja isso. Talvez. 


O que eu realmente tenho certeza, é que todos nós temos necessidades. E transformá-la num hobby de fim de semana ou no meio de ganhar a vida pode ser uma opção pra muita gente. Claro que você não vai insistir na datilografia em plena era da internet... A não ser que você tenha uma solução bem criativa para convencer seu cliente a pagar aulas de datilografia, o que seria inovador! 
O que eu quero dizer é que o mais importante nisso tudo é fazer com competência! Aceitou o trabalho mermão? Faz bem feito! E se tiver coragem pra algo mais, se joga!!!! 

Xoxo,

Milla.

P.S.: Lendo esse texto após a publicação vi que não fala nada com nada, rs... Do jeitinho que está minha cabeça hoje!!! Então... não tem mais então... tá uma loucura mesmo! 




2 comentários:

  1. Estou partindo para terceira graduação em busca da tal felicidade. Pela primeira vez uma graduação que eu amo e que tem haver com meu blog (hobby trabalho)
    Será que fico rica!
    Acho que pelo menos dias mais felizes eu terei.

    Amei esse post, super atual (para mim kkkkk)

    Beijos!

    Paty (leiturasplus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Seremos muito felizes Paty!!! E ricas!!!! kkkkkkk ... Beijos!!!!

    ResponderExcluir