Translate

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Entenda o "Ice bucket challenge"

 
 
 
A não ser que você viva em Marte, com toda certeza já ouviu falar no "Ice bucket challenge" ou #desafiodobaldedegelo. O desafio já se tornou viral na internet, principalmente depois de contar com a participação de famosos nacionais e internacionais. 
Apesar da brincadeira,  a causa é nobre! A ideia é bem simples! O desafiado precisa num prazo de 24 horas jogar um balde de água com gelo na sua cabeça ou fazer uma doação de 100 dólares para a ALSA, entidade sem fins lucrativos que pesquisa e dá assistência aos portadores de ELA - esclerose lateral amiotrófica. Feito o desafio, a pessoa passa adiante a proposta, desafiando mais 3 participantes.
A ELA que é também conhecida como doença de Lou Gehrig é neurodegenerativa e afeta células nervosas no cérebro e na coluna vertebral, o que impede que a transmissão de impulsos nervosos aconteça, levando a uma progressiva paralisia motora, uma condição irreversível e limitante. A doença não tem cura e a média de sobrevivência após o início dos sintomas costuma ser de três a cinco anos. Mas há raros casos de pessoas que vivem mais tempo, como por exemplo, o cientista Stephen Hawking, que recebeu o diagnóstico aos 21 anos e, aos 72, continua vivo e produtivo.
Por que o balde com gelo? Segundo os criadores da campanha, receber o diagnóstico de ELA é como um banho de água fria no paciente.
Nos Estados Unidos, a campanha arrecadou mais de 15 milhões de dólares em poucas semanas, principalmente depois que Mark Zuckerberg, Bill Gates, Lady Gaga, entre outros famosos divulgaram seus vídeos na net. Rapidamente, o desafio chegou ao Brasil, e muitos artistas tupiniquins já tomaram um banho de água fria, contudo, por aqui as arrecadações não foram assim tão significativas.
O que gerou polêmica, claro! Pelo Instagram Xuxa desafiou os fãs a cobrarem dos seus coleguinhas famosos a comprovação das doações. Ui!  Lívia Aragão também fez críticas, e lembrou a escassez de água na África.
Outros veem a atitude como uma ação narcisista onde os artistas se autopromovem e não esclarecem sobre a doença, como diria minha mãe: querendo só aparecer!
O jornalista André Forastieri publicou um texto impiedoso:
"Ver os vídeos dá desgosto com a espécie humana. É o máximo de narcisismo posando de desprendimento. Claro que tem gente que se molha e doa os cem dólares. (...) E claríssimo que é uma maneira dos famosos se promoverem e posarem de caridosos e preocupados com quem sofre. (...) Transformar desgraça alheia em diversão de internet é idiota e imoral."
Por outro lado, ver o vídeo de pessoas como Pete Frates, um americano de 29 anos que tem a doença e aderiu a campanha, deu credibilidade, sensibilidade e uma outra visão a ação. No dia 31 de julho, ele publicou, em sua página no Facebook, um vídeo em que aparece balançando a cabeça ao som da música Ice Ice Baby. “Água com gelo e ELA são uma péssima mistura”, escreveu, antes de desafiar três colegas a receberem o banho.
Como se não bastasse a explosão na internet e as polêmicas envolvidas, ironicamente um dos criadores do desafio, Corey Griffin , morreu afogado num acidente de mergulho no último sábado em Massachussetts. =O
O desafio também gerou muitas videocassetadas! Quem quiser conferir, passa no youtube e pesquise "ice bucket challenge fail" e você vai ver coisas bizarras!
Bem, no Brasil a ELA atinge mais de 6000 pessoas e ainda é pouco divulgada. O desafio do balde é uma brincadeira que visa a conscientização e a colaboração da sociedade. Quanto maior a participação com doações, melhores as chances de tratamento dos pacientes — diz Silvia Tortorella, do Instituto Paulo Gontijo.
Nos Estados Unidos  a ALS Association promoveu a ação e no Brasil, instituições como o Instituto Paulo Gontijo e Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela) foram criadas para promover campanhas e estudos sobre a doença. Mantidas por doações, as entidades brasileiras atuam em parceria com entidades internacionais.
Já havia visto muitos vídeos nas redes sociais, mas nenhum esclarecia a doença, fui desafiada pelo Matthew, e antes de aceitar, resolvi pesquisar um pouco sobre do que realmente se tratava. E como a causa é nobre, apesar de ter um dia bem corrido amanhã, tentarei cumprir o desafio e também fazer uma pequena doação e quanto a divulgação, resolvido!
Para quem quiser saber mais ou doar, clica nos links abaixo:
 
 
Bjokas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário