Translate

sábado, 16 de agosto de 2014

Giacomo Agostini: a lenda!

Quem gosta de motovelocidade com certeza já ouviu falar em Giacomo Agostini! O cara é uma das maiores lendas do motociclismo e marcou época!

Ago (como era conhecido) nasceu em 16 de junho de 1942 na Itália e aos 9 anos ganhou sua primeira moto, uma Bianchi 50cc, presente do seu pai. Aos 10 anos Ago já estava com uma Bianchi 125cc, e completamente apaixonado por velocidade. Aos 18 anos decidiu se tornar piloto profissional, e inicialmente não teve apoio familiar. Mesmo assim, ele insistiu na carreira e em 1961, em Saluta, ganhou sua primeira medalha de ouro.
E o número de medalhas e campeonatos só aumentou. Giacomo colecionou durante sua carreira 15 títulos mundiais, sendo 10 deles na categoria máxima do motociclismo: o MotoGP. Até a era moderna os pilotos competiam com regularidade em duas, ou três, categorias simultaneamente, sendo assim, cinco dos seus títulos foram consecutivos e 1 título duplo Campeão de 350cc e 500cc.
Apesar de ter competido por várias marcas foi pela MV Agusta que se consagrou. Tanto que já mereceu mais de uma homenagem da fábrica de Varese. A última foi uma série especial da superesportiva F3 800, apresentada no Salão de Milão 2012, a MV Agusta F3 800 AGO chegou às lojas europeias limitada a 300 unidades, sendo que a edição especial tem carenagens nas cores da bandeira da Itália  e foi pilotada pelo próprio Giacomo na época do lançamento.
Foi em 22 de dezembro de 1977 que Agostini anunciou sua aposentadoria das competições, depois de ter conseguido totalizar 311 vitórias ao longo da sua carreira: 122 Grandes Prêmios, 12 TT's, 18 Campeonatos de Itália e 15 Campeonatos do Mundo.
Giacomo entrou para o hall das lendas do motociclismo e até hoje seus recordes são perseguidos pelos pilotos da era moderna. 

 




 
 
E amanhã tem mais motovelocidade, novas lendas surgindo, novos campeões se consolidando! Vamos acompanhar!
Bjokas!
 
FONTES:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário